A Escola Profissional Inetese-Instituto de Educação Técnica Açores assume como missão proporcionar uma oferta educativa diversificada, atual e ajustada às exigências impostas pelo mercado de trabalho. Deste modo, é nosso propósito potenciar a inserção socioprofissional de jovens e adultos qualificados, detentores de competências técnicas, organizacionais e relacionais de inequívoca importância para o exercício profissional desenvolvido a partir de indicadores de competência, sentido de responsabilidade e de abertura a novas e contínuas aprendizagens.
Não menos relevante para o ideário educativo é a ambição permanente de:
- Realizar a progressiva construção da identidade escolar, cujas práticas corporizadas pelos diferentes agentes educativos concorram, de forma tangível, para a qualidade de ensino que se quer reconhecida pela comunidade educativa e pelo meio no qual a Escola se encontra inserida, com relevo para as organizações empregadoras;
- Desenvolver o processo ensino-aprendizagem capaz de garantir a formação integral dos alunos, por sua vez alicerçada não só nos conhecimentos e nas competências, mas também nos valores, nas atitudes e nos comportamentos compagináveis com o exercício da cidadania solidária, tolerante, responsável, informada, justa, esclarecida; Incutir nos alunos hábitos de trabalho, a resiliência e a capacidade de superação das dificuldades de modo a concretizar objetivos de vida pessoal e profissional;
- Protagonizar um subsistema de ensino orientado por critérios de inovação, garantes de resposta eficiente aos desafios da sociedade em constante mudança;
- Identificar regularmente os recursos humanos qualificados com maior procura pelo tecido empresarial e pelas instituições suscetíveis de gerar emprego.
Constituída em julho de 2012, a INETESE Açores – Associação para o Ensino e Formação é a entidade proprietária da Escola Profissional Inetese – Instituto de Educação Técnica Açores, unidade de ensino privado. Todavia, antes de se constituir como Associação, a Inetese assumiu, desde 2002, sob a designação de Instituto de Educação Técnica de Seguros, um papel de relevo na formação de muitos açorianos.
Com sede em Ponta Delgada, a Escola dispõe de um polo em Angra do Heroísmo. Durante os anos de existência, conferimos certificação escolar e profissional a dezenas de jovens e adultos em áreas de formação muito diversificadas. Não obstante as ações enquadradas no Programa Reativar, os percursos educativos/formativos com maior expressão centram-se nas áreas do Comércio, da Contabilidade e Fiscalidade, da Gestão e Administração, do Secretariado e Trabalho Administrativo.
Tutelada pela Administração Regional competente em matéria de educação e formação, a Escola procura responder positivamente à modernização empresarial/institucional servida por recursos humanos qualificados e comprometidos com os desafios presentes e emergentes. Queremos, pois, contribuir para o progresso sustentável da Região Autónoma dos Açores, em particular.
Enquanto órgão consultivo em matéria pedagógica, cumpre ao conselho pedagógico da Escola:
- Coadjuvar a Direção Técnico-Pedagógica;
- Propor ações concretas visando a participação das famílias nas atividades da Escola e a integração desta na comunidade;
- Cooperar na elaboração do projeto educativo;
- Dar parecer sobre as necessidades de formação do pessoal docente e não docente;
- Elaborar a proposta do plano anual de atividades e o respetivo relatório de execução;
- Apresentar e apreciar os interesses dos pais e encarregados de educação;
- Dar parecer sobre a organização funcional da Escola;
- Cooperar nas ações relativas à segurança e conservação do edifício e equipamento.
Fazem parte do conselho pedagógico os representantes da Direção da Escola, dos encarregados de educação, dos docentes e dos alunos.